De Hélio Rôla

O Denit (Departamento Nacional de Infraestrtura de Transporte)/Governo do Estado preparam o projeto de uma rodovia ligando a Ponte do Rio Cocó (recentemente inaugurada em Fortaleza) ao entroncamento da CE-040, no anel viário da cidade do Eusébio.

Sobre isso, o artista plástico Hélio Rôla, expediu o seu informativo Rolanet, com o título “Precabura / Os Carretões do Progresso e as Áreas de Proteção Ambiental da Sabiaguaba, Lagoa Redonda, Precabura e etc.”, dizendo o seguinte:

«O discurso oficial sem dúvida dirá que a obra vai beneficiar, incondicionalmente, as comunidades por onde passa, e que esse é o ganho do progresso.. enquanto os “nativos”, apanhados de surpresa, estão preocupadas com o impacto ambiental que sem dúvida resultará de tal obra, isto é, uma rodovia com pista duplicada, nas margens de vários recursos hídricos na Sabiaguaba, Gereberaba, Precabura Mangabeira, Quintas, (Áreas de Preservação Permanente (APP), até o entroncamento da CE-040 com o anel viário do Eusébio… »

Hélio diz que os moradores da área apontam uma alternativa para reduzir o impacto ambiental, que seria “seguir em frente pela Av. Manoel Mavignier (continuação da Av. Maestro Lisboa) até o entroncamento da Cofeco/Porto das Dunas, seguindo pela Mangabeira até a CE-040, onde já existe uma avenida asfaltada. Simples, não?”

O artista plástico afirma que os moradores da região querem conhecer melhor o projeto: “O que fazer para saber mais e melhor? Botar a boca no mundo… e esperar as devidas explicações advindas dos múltiplos domínios de poder que, por lei e responsabilidade, compreendem essa questão…”

E faz um “PS: Aproveitando. Um dos beneficiários dessa rota entre outros seria, será, a Fundação Fiocruz, uma farmacoindustria, que será instalada entre a Mangabeira e Quintas, distritos do município de Eusébio… Não se sabe ainda, no detalhe, onde e como seus dejetos serão tratados e descartados… Na lagoa?”