Os 20 anos na estrada sobre duas rodas deram ao fótografo José Albano a experiência para escrever o “Manual do viajante solitário – Rodando de 125cc nas estradas do Brasil”, livro que ele vai lançar no dia 19 (quinta-feira), 19 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro). Terá também lançamento na Bienal do Livro, em São Paulo.

O livro é um manual prático, no qual Albano desfaz alguns mitos sobre viagens de motocicleta, a começar pelo veículo ideal. Ele não tem uma “estradeira”, mas uma pé-duro de 125 cilindradas, a mesma com a qual motoboys trabalham e serve de faz-tudo no interior: desde veículo familiar ou como substituta de cavalos no cuidado com o gado.

Albano, que “detestava motos” disse que comprou uma a partir de uma brincadeira que começou a fazer com um atendente de telemarketing, que insistia em lhe vender um consórcio. No desafio verbal que se propôs com o profissional da palavra o profissional da imagem foi derrotado: comprou o consórcio e viu-se proprietário de uma Honda 125cc. “A melhor moto para viajar é a pequena, a comum, pois ela é mais barata, mais econômica, mais leve e tem mecânico e peça em qualquer lugar.”

A narrativa do “Manual…” também pretende “instigar o motociclista a viajar” e ensina os benefícios de uma vida livre.

«Aprendi a dar uma resposta às inúmeras pessoas que me abordam com a frase: “Mas que coragem!”A minha resposta é: “Coragem é a sua de ver a vida passar dentro de casa! Como é que você tem coragem de gastar a vida desse jeito?» [Informações da Assessoria de Imprensa do BNB]

Pois é.

José Albano é um dos profissionais mais bem conceituados do Ceará, repórter-fotográfico e fotógrafo publicitário, ele construiu uma carreira respeitada em todo o Brasil.

“Manual do viajante solitário – Rodando de 125cc nas estradas do Brasil (Terra da Luz Editorial, 2010. 112 pág.) será lançado também no dia 14/08 – sábado – na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.]