Hélio Rôla: "Essa versão teria menos gastos"

Do artista plástico Hélio Rôla, o pensador da Lagoa Redonda, recebi a ilustração e o texto Áugures & Marqueteiros – Eleição Eleição & fundação de Roma, que segue abaixo. Junto ele manda uma provocação: “Amigo Plínio, independentemente de qualquer coisa, essa versão teria menos gastos”. Pelo que se pode o bservar, Hélio Rôla vê com pouca condescendência aquilo que se convencionou chamar de “festa da democracia”. Segue o texto.

«Bem antes da urna eletrônica e do polvo adivinho… Rômulo e Remo, irmãos gêmeos, filhos da loba, e seus respectivos grupos de pressão, acamparam um defronte ao outro em dois montes próximos, esperando que os sinais do céu indicassem quem seria o Rei de Roma…Em meio à muita emoção e expectativa, primeiro vieram 6 abutres que ficaram sobrevoando o “stand político” de Remo…Já ganhamos! já ganhamos!… gritavam todos… Mas, de repente, nos conta a história que uma nova formação aérea, também de abutres, se aproximou e ficou a sobrevoar o “stand” de Rômulo e sua laia… que logo gritou com veemência: alto lá! Ganhamos nós! pois mesmo chegando um pouco atrasados nossos “pássaros” eram 12 e o de vocês somente 6… Composição? Todos sabem que não houve acordo, um tumulto seguiu-se e Remo tombou morto… pelo próprio irmão.

O resto já sabemos, Rômulo foi eleito Rei de Roma por uma diferença expressiva de meia dúzia de abutres e reinou por umas 4 décadas… até ser morto e feito em pedaços e partes por 100 senadores amigos seus com quem parlamentava… Enfim, as vezes, até penso que daí surgiu o sonho e a prática de partidos políticos que trabalham a força e não a democracia…para eternizarem-se no poder. http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81ugures.»