Um dos episódios mais polêmicos de toda a historiografia do cangaço é sem dúvida a passagem de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, pela cidade de Juazeiro do Norte no Ceará, em Março de 1926.

Juazeiro já àquela época com status de Meca Nordestina, pela marcante presença de seu fundador e principal líder espiritual e político, padre Cícero Romão Batista e sob a tutela de Floro Bartolomeu participava como uma das principais bases dos “Batalhões Patrióticos” criados pelo Governo da Velha República para combater os revoltosos da Coluna Prestes.

Lampião teria sido convidado para montar fileiras nos Batalhões Patrióticos, pelo próprio padre Cícero? Teria sido por Floro Bartolomeu? Quem teria falsificado a assinatura do santo padre na carta convite a Lampião? Que ligações a família de Virgulino matinha com padre Cícero no Juazeiro? Lampião chegou a combater a Coluna Prestes? A polêmica patente de Capitão, foi ideía de padre Cícero? de Floro? de Benjamim Abraão? Perguntas, indagações, polêmicas…

Tudo isso e muito mais na noite Cariri Cangaço na Saraiva Mega Store, do Shopping Iguatemi, com a maior autoridade sobre o assunto: Professor Doutor Renato Cassimiro. Você não pode perder. [Informações do blog Cariri Cangaço, onde podem ser vistas mais informações]

Padre Cícero e o Cangaço de Virgulino Lampião
Palestrante: professor Renato Cassimiro.
Hoje (segunda-feira, 08/11/2010) Livraria Saraiva – Shopping Iguatemi
Horário: 19 horas