Boca-de-lobo aberta: porta velha sinaliza o perigo (clique para ampliar)

De um leitor, recebi o relato que reproduzo abaixo, juntamente com a foto.

Diz ele que há cerca de quatro semanas, um buraco “surgiu” em frente a uma barbearia localizada na rua Tomás Rodrigues, 32, próximo da esquina com a avenida Santos Dumont – a uma quadra da Via Expressa.

O proprietário do estabelecimento ligou para a Regional II (3216 1800) no dia 18/10/2010. Segundo diz o leitor, informaram ao dono da barbearia que se tratava de uma “boca-de-lobo” e que o conserto seria providenciado.

Ainda segundo o leitor, passados 30 dias, o buraco continua aberto, colocando em risco os pedestres.

Os próprios moradores deram o seu jeito, “sinalizando” com uma porta a existência do buraco, de modo a impedir acidente com algum transeunte desavisado.

Resposta da Secretaria Executiva II (SER II), enviada em 25/11/2010.

A foto mostrada no post “Boca de Lobo aberta põe pedestres em perigo” expõe a ausência de trilhos de uma galeria da rede de drenagem municipal porque eles foram roubados. Esse é um problema que vem atingindo a cidade como um todo e, na área da Secretaria Executiva Regional II, tem sido constatado como grave, ao ponto do órgão solicitar ao Comando de Policiamento da Capital, por meio de ofício, atenção especial ao assunto. Na Av. Alberto Sá, por exemplo, já foram roubados trilhos quatro vezes, em cerca de 30 dias. A opção aos trilhos de ferro é uma cobertura em concreto. Entretanto, para locais de grande movimentação, como é a Av. Alberto Sá, essa obra é quase inviável já que as vigas feitas com esse material demoram cerca de 15 dias para secar (o chamado “tempo de cura”). Até lá, o buraco não pode ficar aberto no meio da via.

A SER II está com dificuldades para repor os trilhos devido à grande velocidade com a qual eles são novamente roubados, mas a cobertura da galeria da rede de drenagem mostrada no post será recolocada o mais rapidamente possível.

Assessoria de Comunicação da SER II
Prefeitura Municipal de Fortaleza
Rua Professor Juraci Oliveira, nº 1, Edson Queiroz