O texto abaixo (trechos) foi reproduzido do jornal “Valor Econômico”, edição de 19/5/2011

Dona do “El País Busca expansão fora da Espanha

«As diferenças entre as edições nacional e global no site do “El País” são apenas a parte mais visível dos esforços que o principal jornal da Espanha tem feito para crescer além de seu mercado doméstico.

A Prisa, companhia que edita o diário espanhol, estabeleceu uma equipe em Miami e colocou a América Latina no foco dos projetos do grupo para as mídias digitais. A região é vital para a companhia cumprir o objetivo de dobrar, em um prazo de três a cinco anos, a audiência que tem em seus serviços on-line.

Atualmente, a empresa contabiliza 70 milhões de visitantes únicos em um conjunto de sites como os do “El País”, do jornal esportivo “AS” e da rádio Cadena Ser. Eram 46 milhões no fim do primeiro trimestre do ano passado.

As razões para a aposta no mercado latino-americano são naturais. “Há cerca de 700 milhões de pessoas que falam espanhol ou português ao redor do mundo. Queremos alcançar um número muito maior de leitores que possam ter interesse em notícias e conteúdo educativo em espanhol”, afirma Kamal Bherwani, diretor-geral da área digital da Prisa. “Não há dúvidas de que vamos aumentar os investimentos na América Latina.”
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A travessia tem custado à Prisa [empresa proprietária do “El País”] – como a qualquer empresa de mídia ao redor do mundo – alguns ajustes desafiadores. O maior deles é interno: convencer os jornalistas veteranos a mudar o método de trabalho que usaram a vida inteira, o de apurar uma história, ir para a redação e escrever um texto que só será publicado no dia seguinte.
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Porém, [Kamal] Bherwani [diretor-geral da área digital da Prisa] não vislumbra muita longevidade para os jornais impressos. ” Se você me perguntar quando vai acabar o jornal em papel, eu não sei. Mas não acho que vá sobreviver por mais dez anos”, afirma.»

Veja a matéria completa, assinada por Talita Moreira.