O jornalista Alberto Cairo será o instrutor do curso Introdução à Infografia e Visualização para Jornalistas”. O treinamento será realizado entre 15 de agosto e 18 de setembro de 2011, por meio da plataforma de educação à distância do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. O curso será oferecido em português.

Época

Cairo, jornalista espanhol, que dirige o departamento de Infografia da revista Época, espera ensinar aos jornalistas — e não somente aqueles que tenham inclinações artísticas — a trabalhar com as ferramentas da infografia. O curso será inteiramente online.

Infográfico para todos

“Parte do problema é que jornalistas ‘de texto’ acreditam que infografia é trabalho só de designers e artistas e designers e artistas acreditam que um jornalista tradicional nunca vai ser capaz de fazer um bom gráfico”, afirma Cairo. “Ambos os grupos estão errados. A infografia não é arte, mas comunicação visual, e suas regras podem ser aprendidas com relativa facilidade”, acrescenta.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por profissionais da América Latina e do Caribe, até o dia 3 de agosto. Os participantes pagarão uma taxa administrativa de 50 dólares, que cobrirá parte dos custos de operação do curso. [Informações do blog do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.]

Mais informações sobre o curso e inscrições