Estão abertas as inscrições para a 33ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O objetivo é reconhecer e premiar os jornalistas que, como o seu trabalho, colaboraram com a promoção da cidadania e dos direitos humanos e sociais – e reverenciar a memória do jornalista Vladimir Herzog, preso pela ditadura
militar, torturado e morto nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975.

Categorias

O prêmio tem abrangência nacional, com as seguintes categorias:

1. Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos) (arquivo
formato JPG ou PDF)
2. Fotografia (arquivo formato JPG ou PDF)
3. Televisão: Documentário (DVD ou arquivo formato wmv)
4. Televisão: Reportagem (DVD ou arquivo formato wmv)
5. Rádio (arquivo formato mp3)
6. Jornal (arquivo formato PDF)
7. Revista (arquivo formato PDF)
8. Internet e sites noticiosos (url do site e/ou print-screen no formato JPG ou
PDF)
9. Tema especial: Saneamento Básico (dependendo do tipo de mídia, usar formatos indicados acima)

Premiação

O Prêmio Vladimir Herzog não oferece premiação em dinheiro. Os vencedores recebem um troféu criado pelo artista plástico Elifas Andreato. Mesmo não oferecendo dinheiro, tornou-se uma das premiações mais reconhecidas do país. O prêmio recebe mais de 300 inscrições por ano.

Nesta 33ª edição serão sorteadas, entre os ganhadores do prêmio – durante a cerimônia de entrega – duas viagens para Nova Iorque e Washington (com acompanhante). O objetivo da viagem será conhecer a experiência da redação de jornal ProPublica (agência de jornalismo sem fins lucrativos), participar do cerimonial em homenagem aos jornalistas mortos no exercício da profissão, no Newseum (museu da imprensa), e visitar o jornal The Washington Post.

Inscrições

A participação é aberta a todos os jornalistas brasileiros, registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTb) e suas equipes. Todos os trabalhos inscritos devem ter sido publicados ou apresentados ao público no período de 2 de setembro de 2010 até 2 de setembro de 2011.

As inscrições ficam abertas até o dia 3 de setembro de 2011, às 23h59min. Clique para ver a página do prêmio com regulamento e ficha de inscrição.