Na próxima sexta-feira (16/9/2011) o professor Venício Lima fala sobre o tema “Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de comunicação no Brasil”. O evento será às 18h30min, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Benfica.

Venício Lima

Venício Lima é professor da Universidade de Brasília (UnB), um dos principais estudiosos da mídia e de sua regulamentação no país, tendo escrito vários livros sobre o assunto. Temas que também desenvolve como colunista do Observatório da Imprensa.

Livro

Também participará do debate a professora da UFC, Márcia Vidal Nunes, que lançará o livro “Rádio, cidadania e campanhas eleitorais (1998-2008)”.

Ciclo de palestras

A palestra do professor Venício faz parte do ciclo “Direito à comunicação: a sociedade quer discutir a sua mídia”, que tem o objetivo, segundo os organizadores, de “difundir o debate sobre direito à comunicação no Brasil e em outros países, especialmente da América Latina”.

Jornalismo

O Ciclo é realizado pelo Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) e pela UFC – por meio dos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Aula

Além das palestras, haverá aulas gratuitas para 30 pessoas – sendo necessária a inscrição dos interessados. A aula com o professor Venício será no dia seguinte à palestra (sábado, 17/9, das 13h às 17h). Para se inscrever aula, clique aqui. [A inscrição é necessária somente para os que tiverem interesse em participar da aula; a palestra é aberta.]

Veja as demais palestras do ciclo.

A regra é clara? Legislação da Comunicação Social brasileira
Data: 21/10| Horário: a ser definido
Local: Auditório da Reitoria da UFC
Palestrantes: Néstor Busso (presidente da Federação Argentina de Rádios Comunitárias (Farco), membro fundador da Coalizão por uma Radiodifusão Democrática, e Jonas Valente (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação)
Aula para os inscritos
Data: 22/10 | Horário: 13h-17h
Local: a ser definido
Ministrante: Jonas Valente (Intervozes)

Cheiro de mudança no ar? As políticas públicas de comunicação em debate hoje
Data: 18/11| Horário: a ser definido
Local: a ser definido
Palestrante: Carolina Ribeiro (Intervozes)
Debatedor: Alexandre Barbalho (Uece)
Aula para os inscritos
Data: 19/11 | Horário: 13h-17h
Ministrante: Carolina Ribeiro (Intervozes)
Local: a ser definido