Estão abertas inscriçoes para o curso online “Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas”, elaborado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. O curso é gratuito e tem financiamento da Unesco, por meio do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação.

Dados

O objetivo do curso é dar a jornalistas conhecimentos e ferramentas para a realização de reportagens baseadas em informações de órgãos públicos. Os participantes aprenderão onde, com quem e como, a obter dados públicos para preparar suas matérias. Receberão ainda noções de RAC (Reportagem com Auxílio de Computador) para analisar as informações obtidas.

Com duração de cinco semanas, o curso apresentará também bastidores de boas investigações, produzidas a partir de dados públicos, incluindo uma das vencedoras do prêmio Esso 2010 e do Pulitzer 2011.

Fabiano e Marina

Os jornalistas Fabiano Angélico e Marina Iemini Atoji serão os orientadores do curso. Fabiano é pós-graduado em Estudos sobre Transparência de Dados e Combate à Corrupção, pela Universidade do Chile. Foi coordenador de projetos na ONG Transparência Brasil e atuou como produtor especial na Rede TV!. Marina é redatora do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. Foi editora do projeto Excelências, da Transparência Brasil.

Inscrições até 2 de novembro. As aulas começam no dia 7/11 e vão até 11/12/2011. Informações do portal da Abraji, no qual podem ser obtidos links para mais informações e inscrição.

Tagged in:

,