Quando li “osga”, sabia que era lagartixa, não por ser palavra comum, de uso corrente. Eu a ouvi uma única vez há mais de vinte anos quando eu e uma amiga mineira observávamos algumas bribas (é assim em cearensês) caçando insetos na parede.

Minas Gerais

Ela me contou, então, que em Minas Gerais, se diz estar “caçando osga” para quem fica absorto, pensativo, com o olhar perdido; em São Paulo dir-se-ia “no mundo da lua”; no Ceará, que o sujeito está “pensando na morte da bezerra”. Fiquei com a ideia que “osga” fosse usada na linguagem informal mineira.

Pois bem, defrontei-me novamente com “osga” no livro “O vendedor de passados”, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, que me chegou às mãos por empréstimo da amiga Regina Ribeiro, editora das Edições Demócrito Rocha. Óbvio, portanto – se Agualusa a utiliza do outro lado do oceano -, “osga” não poderia ser apenas um regionalismo mineiro.

Cearensês

Fui a dois dos mais importantes dicionários brasileiros: o Houaiss e o Aurélio, ambos classificam a palavra como “regionalismo”: Norte e Nordeste (Houaiss) ou Amazonas, Pará e Maranhão (Aurélio), dando-lhe “lagartixa” como sinônimo, além de “aversão entranhada; asco, repulsa”.

Consultei o melhor dicionário de cearensês, o “Vocabulário popular cearense”, de Raimundo Girão, que tem o verbete “OSCA – s. f. Porcaria, excremento: ‘osga de galinha’. ‘Uma osga’ significa ‘uma ova’, ‘pra lá’. Do árabe: usga”, sem registrar “lagartixa” como sinônimo.

Dicionário do Nordeste

Apelei ainda ao meu amigo virtual, Fred Navarro, autor do Dicionário do Nordeste (um dos mais completo em termos nordestinos), no qual não encontrei “osga”. Conversei com ele, via e-mail, e Fred me disse que na próxima edição do seu dicionário (previsto para sair em setembro) constará o verbete, tendo como base o Aurélio e o Houaiss.

Interessante é que nem no Houaiss e nem no Aurélio citam “osga” como regionalismo de Minas Gerais. Consultei na internet alguns dicionários de expressões populares mineiras e encontrei a palavra como sinônimo de lagartixa, como dissera a minha amiga.

Eulálio

A propósito, a osga é um importante personagem no livro de Agualusa. Tem até nome, Eulálio, uma osga macho, portanto. O nome próprio da osga diz muito do que ela (ele) é no livro. Se você consultar o dicionário mudando o gênero do nome para o feminino, excluindo o assento agudo, terá uma boa ideia de qual é o papel de Eulálio no livro (isto é, se você ainda não o tiver lido, o que, nesse caso, recomendo).

Mais osgas

Fred Navarro me manda mais sinônimos de lagartixa, isto é de osga: labigó (PI); catonga (SE); catenga (N.E.); carambolo (MA e PI). Documentadas e abonadas, segundo o Fred. [acrescido em 12/3/2012]