Coluna Política, que redigi para a edição de 6/7/2013, do O POVO.

Quem vai pagar a conta?

Vamos combinar o seguinte: foi muito feio o que fizeram Renan Calheiros (presidente do Senado), Henrique Alves (presidente da Câmara) e Joaquim Barbosa (presidente do STF). Usar aviões da FAB para viagens particulares é inaceitável, ofende a ética e o interesse público e merece rejeição da consciência cidadã. (Além disso, suponho ser humilhante para pilotos, treinados para enfrentaram até guerra, atuarem como “motoristas” de passeio para suas excelências.)

Combinemos também que o custo de cada parlamentar é excessivo para o país, que há deputados demais, e que os controles de gastos são frouxos no Congresso. E que o mesmo problema se repete em esferas mais abaixo: as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores.

Mas a pergunta é: por que, a cada crise, a “pauta” vira-se quase que exclusivamente para os suspeitos de sempre: os políticos (Barbosa foi pego de raspão)? Como se todos os problemas do país fossem consequência das peraltices cometidas por aqueles que se lambuzam no poder? Sem contar que existem ainda os que atribuem a “culpa” aos eleitores, que “não sabem votar”.

Texto completo.

Tagged in: