A partir do dia 26 de julho estarão abertas as inscrições para Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, com o objetivo de “reconhecer e incentivar, em uma época de profundas mudanças no jornalismo, a busca da excelência, da inovação e da coerência ética por parte dos jornalistas que trabalham e publicam de maneira regular nos idiomas espanhol e português, nos países da América e da Península Ibérica”.

GGM

 

Instituído pela Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), o prêmio tem as seguintes categorias:

  Reportagem: publicada em meio impresso ou digital.
  Imagem jornalística:  fotografia ou vídeo.
  Cobertura noticiosa: para um conjunto de matérias com unidade de tema para reportar, explicar e interagir com a audiência sobre um acontecimento de interesse público, em qualquer tipo de suporte ou com a combinação de vários meios.
  Inovação: para a iniciativa que mereça ser ressaltada como a mais valiosa contribuição a uma melhor prática jornalística para o desenvolvimento de novos tipo de conteúdo, linguagens, ferramenta de visualização de dados, e como modelo de participação e relação com a audiência.

Prêmios

»» Ganhadores de cada categorias receberão certificado e o valor de US$ 15 mil.
»» Finalistas de cada categoria receberão certificado e o valor de US$ 2.500.
»» Os ganhadores e finalistas serão convidados a viajar a Medellín (Colômbia) com todas as despesas pagar, para participar da cerimônia de premiação.

As inscrições ficam abertas até 26 de agosto de 2013. Veja aqui.