O jornalista Diogo Rodriguez, editor do Me Explica?, escreveu artigo com o título “A inovadora estratégia do Intercept para cobrir os poderosos“. Ele analisa a forma como o site vem divulgando as informações da cozinha da operação Lava Jato, a partir dos diálogos mantidos entre o ex-juiz Sérgio Moro (atual ministro da Justiça) e os procuradores de Curitiba, especialmente Deltan Dallagnol, por meio da rede social Telegram.

Para Diogo, o fato de o site ter se associado a outros profissionais e com o jornal Folha de S. Paulo para divulgar as informações, “legitima” a investigação do Intercept e fortalece o jornalismo. E, diferentemente de alguns que criticam o fato de o Intercept estar divulgando aos pouco as informações de que dispõe, Diogo entende que seus editores perceberam as mudanças no ecossistema da comunicação:

“Em vez de publicar um monte de artigos e materiais de uma só vez, eles entenderam que o fórum público de opiniões (como diria a teórica política Nadia Urbinati) é muito diferente hoje em dia. Agora, mais do que nunca, precisamos trabalhar com essas novas dinâmicas e ter estratégias que levem em consideração o que acontece em tempo real.”

Veja o texto completo.

Tagged in:

, ,