Segundo Tomaz Holanda, modelo atual do Estado virou uma "escola para bandidos" (Foto: Máximo Moura/AL-CE)

Segundo Tomaz Holanda, modelo atual do Estado virou uma “escola para bandidos” (Foto: Máximo Moura/AL-CE)

Começou a tramitar na Assembleia projeto de Tomaz Holanda (PMDB) que cria o “Sistema de Cogestão de Presídios” no Ceará. Segundo o deputado, a ideia da ação é abrir caminho para privatizar presídios e outras unidades carcerárias do Estado. “O sistema atual é falho, chegou a hora de tomar iniciativa”, diz o deputado.

Segundo Holanda, parcerias com a iniciativa privada, buscando a ressocialização de presos, seriam saída para o sistema. “Enquanto a população está presa em casa, os bandidos estão soltos nas ruas. E o nosso sistema prisional, que deveria ressocializar os detentos, está servindo como escola para bandidos”.

A prática de privatizar presídios já é aplicada em alguns estados do Brasil, como em Minas Gerais. Nessas unidades, o Estado paga uma empresa por cada detento encarcerado na unidade.

Apesar de concordar que muito do problema da insegurança é oriundo dos presídios, Renato Roseno (Psol) discordou da proposta de privatização. “As empresas, em vez de ressocializar, vão querer ainda mais presos lá dentro”.

“Tenho pesquisas de várias partes do mundo onde se privatizou e não deu certo”, diz. Segundo Roseno, solução melhor passaria por rearranjo da gestão pública e organização da Polícia e Justiça no Estado.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles