18 dos 46 deputados estaduais são hoje pré-candidatos a prefeituras (Foto: Júnior Pio/AL-CE)

18 dos 46 deputados estaduais são hoje pré-candidatos a prefeituras (Foto: Júnior Pio/AL-CE)

Mais de um a cada três deputados estaduais eleitos em 2014 deverá voltar a pedir votos aos cearenses neste ano. Até agora, pelo menos 17 dos 46 deputados da Assembleia do Ceará já indicaram interesse nas disputas por prefeituras do Estado.

Por óbvio, maioria das pré-candidaturas se concentra em Fortaleza, com Capitão Wagner (PR), Ely Aguiar (PSDC), Heitor Férrer (PSB) e Tin Gomes (PHS) no páreo pela sucessão de Roberto Cláudio (PDT) – um ex-deputado estadual. Municípios da Região Metropolitana da Capital também concentram pelo menos outros cinco pré-candidatos.

Confira quem são os possíveis pré-candidatos de cada município:

1) Audic Mota (PMDB) – Tauá

Adversário do grupo político de Domingos Filho na região, o líder do PMDB pode ser um dos candidatos da oposição no Município. Ele disputa contra a reeleição de Patrícia Aguiar (PMB), esposa de Domingos Filho.

2) Bethrose (PMB) – São Gonçalo do Amarante

Esposa de Walter Filho, ex-prefeito do Município, Bethrose trocou o PRP pelo PMB no ano passado para garantir sua entrada na disputa.

3) Capitão Wagner (PR) – Fortaleza

Deputado estadual mais votado em 2014, deverá ser candidato reunindo maior bloco da oposição no Estado, com PMDB, PSDB e SD.

4) Carlomano Marques (PMDB) – Pacatuba

Licenciado da Assembleia, o peemedebista tem mantido intensa agenda política no Município.

5) Ely Aguiar (PSDC) – Fortaleza

Se coloca como pré-candidato, mas ainda não confirma entrada na disputa. Para tal, espera ainda apoio do comando nacional do PSDC em Brasília.

6) George Valentim (PCdoB) – Maranguape*

Ex-prefeito de Maranguape, era aliado do atual gestor do Município, Átila Câmara. Os dois, no entanto, romperam e devem bater chapas na eleição. Fez acordo com Carlos Felipe (PCdoB) para assumir suplência na Assembleia para fortalecer sua pré-candidatura.

7) Heitor Férrer (PSB) – Fortaleza

Terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2012, migrou do PDT para o PSB para garantir sua entrada na disputa. Até agora, já garantiu apoio da Rede Sustentabilidade na disputa.

8) Ivo Gomes (PDT) – Sobral

Apesar de não confirmar sua entrada na disputa, o caçula Ferreira Gomes é cotado como nome certo do grupo para disputar a Prefeitura de Sobral, berço político da família.

9) João Jaime (DEM) – Jijoca de Jericoacoara

Um dos integrantes do movimento de emancipação do Município, tem feito diversos discursos na Assembleia sobre demandas e problemas da gestão municipal.

10) Júlio César Filho (PDT) – Maracanaú

Filho do ex-prefeito de Maracanaú, Júlio César, migrou do PTN para o PDT para garantir espaço na disputa. Disputará contra o atual prefeito, Firmo Camurça (PR), que tenta reeleição.

11) Laís Nunes (PMB) – Icó

Esposa do ex-prefeito de Icó, Neto Nunes, trocou de partido para disputar  Prefeitura.

12) Manoel Santana (PT) – Juazeiro do Norte*

Ex-prefeito do Município, entra na disputa como um dos candidatos de oposição.

13) Mirian Sobreira (PDT) – Iguatu

Apesar de apoiar candidatura do vice-prefeito Ednaldo Lavor (PDT), pode acabar entrando na disputa caso o nome do aliado não vingue nas pesquisas eleitorais. Por isso, pediu exoneração da Secretaria de Políticas sobre Drogas do Estado.

14) Naumi Amorim (PMB) – Caucaia

Disputou a Prefeitura de Caucaia em 2012, ficando em 3º lugar. Agora, deve voltar a disputar o cargo ao lado do ex-prefeito José Gerardo Arruda (PMDB).

15) Tin Gomes (PHS) – Fortaleza

Com apoio de partidos pequenos, como o PMN e PRP, será candidato no Município.

16) Tomaz Holanda (PMDB) – Quixeramobim

Tem mantido intensa agenda política e de acordos no Município, reduto do deputado José Guimarães (PT).

17) Zé Ailton Brasil (PP) – Crato

Articula candidatura em torno do bloco do governador Camilo Santana (PT) na região.

* Suplentes em exercício

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles