PSD e PMB são comandados no Ceará pela família de Domingos Filho, hoje afastado da política (Foto: Banco de Dados/O POVO)

PSD e PMB são comandados no Ceará pela família de Domingos Filho, hoje afastado das urnas (Foto: Banco de Dados/O POVO)

Correndo por fora na rixa PDT-PMDB, o PSD cearense se prepara hoje para entrar com reais chances de vitória em mais de 40 prefeituras do Estado. Confirmadas as expectativas de seus líderes, a sigla, intimamente ligada ao PMB no Ceará, pode estar caminhando para se tornar – sem fazer muito alarde – uma das forças políticas centrais do Ceará para 2018.

A força das siglas gira em torno da família de Domingos Filho, ex-vice-governador e hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Atualmente afastado da política, ele tem seu projeto tocado pelo filho, o deputado federal Domingos Neto (PSD), e sua esposa, a prefeita de Tauá Patrícia Aguiar (PMB) – ambos presidentes de suas siglas no Estado.

No último ano, PSD e PMB viraram morada estratégica para pré-candidatos a prefeituras que, ao menos por enquanto, tem interesse em seguir do lado de Camilo Santana (PT). Nesse sentido, atraiu os três deputados estaduais e pré-candidatos Bethrose (PMB), Laís Nunes (PMB) e Naumi Amorim (PMB). Parente do conselheiro, Odilon Aguiar (PMB) veio junto.

A maioria das defecções veio do PMDB, antigo partido de Domingos Filho. Rompido com Eunício Oliveira (PMDB) em 2014, ele deixou a sigla na esperança de ser candidato de Cid Gomes (PDT) ao governo do Estado. Preterido por Camilo Santana (PT), acabou virando conselheiro do TCM, mas seu grupo manteve as articulações políticas.

Domingos 2018

Nos bastidores, se comenta suposto interesse de Domingos em deixar o TCM para disputar o governo do Ceará em 2018. Com base de mais de 40 prefeitos e afeita às pequenas negociações de interior como poucos, a família pode, se não disputar, ao menos ser voz importante no processo eleitoral. A movimentação certamente já deve levantar sobrancelhas tanto entre cidistas quanto eunicistas.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles