O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) organizou abaixo-assinado para reivindicar que o seu candidato à Prefeitura de Fortaleza, o vereador João Alfredo, participe de debates eleitorais nesta campanha. De acordo com as novas regras eleitorais, só os concorrentes que tiverem no mínimo nove representantes na Câmara dos Deputados têm presença garantida nessas discussões.

Psol lança abaixo-assinado para reivindicar João Alfredo nos debates (Fptp: Divulgação)

Psol lança abaixo-assinado para reivindicar João Alfredo nos debates (Foto: Divulgação)

No texto da petição, ancorada no site www.change.org, a legenda afirma que “a medida desconsidera a efetiva representatividade das candidaturas e pode impedir que o eleitor tenha acesso a novas ideias”. Entre os pressionados pelo abaixo-assinado, estão todas as emissoras de TV da Capital, além dos seis concorrentes que têm direito garantido nos debates.

Além de João Alfredo, o candidato Francisco Gonzaga (PSTU) também pode ficar de fora das discussões. Para participarem, pela lei, a emissora tem de enviar pedido de permissão aos candidatos, e pelo menos dois terços deles têm de aceitar.

Na convenção do Psol realizada no último domingo, 31, a nova regra foi citada várias vezes como “tentativa de calar o Psol”. O deputado estadual Renato Roseno chegou a dizer: “Ai deles se quiserem tirar o João Alfredo do debate!”. Até agora, o abaixo-assinado tinha 199 assinaturas, de uma meta de 200.

Tagged in:

,

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles