RC e Moroni solicitaram registro da candidatura. Foto: Mateus Dantas/O POVO

RC e Moroni solicitaram registro da candidatura. Foto: Mateus Dantas/O POVO

A coligação “Fortaleza Só Tem a Ganhar”, do candidato à reeleição Roberto Cláudio (PDT), foi a primeira a solicitar registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral. O prefeito conseguiu compor a maior aliança partidária na Capital entre todos os outros sete candidatos. São 18 partidos.

Para o cargo de candidato a vereador, apenas duas legendas deram entrada na solicitação. O PRTB e o PRP, ambos com 65 nomes, totalizaram 130 pedidos. Na capital, o TRE-CE espera o registro de cerca de mil candidatos. No Estado, em torno de 15 mil candidatos disputarão as eleições municipais deste ano.

Aliança

PC do B foi o último partido a fechar apoio ao prefeito Roberto Cláudio. Mesmo após realizada a convenção, a sigla fez uma nova reunião na última sexta-feira, 5, para questionar a presença do deputado federal Moroni Torgan, do DEM, na chapa majoritária do prefeito. O partido, que complementou a chapa de RC, é rival histórico do PC do B — principalmente am âmbito nacional com a divergência em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Apesar da reavaliação da presença na aliança do prefeito, o partido comunista decidiu manter-se na base de apoio do pedetista. O PC do B está participando do governo municipal de Fortaleza há pelo menos 12 anos, nas duas gestões da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e agora no primeiro governo de Roberto Cláudio.

Coligação

Formam a coligação “Fortaleza Só Tem a Ganhar” os partidos: PDT, DEM, PP, PEN, PSC, PSDC, PRTB, PTC, PPS, PTN, PPL, PSL, PV, PTB, PSD, PROS, PMB e PC do B.

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles