A campanha começou oficialmente no último dia 16 nas ruas, mas é nas redes sociais que a disputa pela Prefeitura de Fortaleza deve ser mais interessante e chamar a atenção da população. Com menos tempo de exibição do horário eleitoral gratuito, Facebook, Twitter e companhia devem se transformar em ferramentas essenciais para conquistar o voto do eleitor.

Dos oito candidatos ao Paço Municipal, dois partem na frente em termos de estrutura e alcance. Roberto Cláudio (PDT) já tem quase 190 mil curtidores em sua página oficial, fruto de postagens patrocinadas, do apoio conquistado em três anos e meio de mandato e de citações que eram feitas no perfil da Prefeitura de Fortaleza que acabaram turbinando a principal mídia do atual chefe do Executivo. Ao mesmo tempo, produções profissionais já ganham sua timeline, mostrando um bom trabalho de planejamento.

Capitão Wagner (PR) vem logo em seguida com mais de 137 mil curtidas, resultado também de posts pagos, algo proibido pela legislação, e da popularidade alcançada nas últimas eleições. As publicações são leves e dão um ar de modernidade à campanha.

Bem atrás dos dois aparecem Luizianne Lins (PT) e Heitor Férrer (PSB), com 58 mil e 44 mil seguidores, respectivamente. Os produtos voltados exclusivamente para a Internet têm certa qualidade, mais ainda longe dos outros dois adversários. Para equilibrar a corrida, precisam mostrar poder de mobilização na Internet, com publicações capazes de viralizar e ganhar a simpatia do usuário, criando uma militância virtual. O grande adversário é o relógio. Faltam apenas 44 dias.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles