Fernando Hugo assume assento na Assembleia (Foto: Máximo Moura)

Fernando Hugo assume assento na Assembleia (Foto: Máximo Moura)

A composição da Assembleia Legislativa (AL-CE) deve sofrer mudanças nos próximos dias após a morte do Professor Teodoro (PSD), ocorrida nesta quinta-feira, 18. Quem assume no seu lugar é o suplente Fernando Hugo (PP), enquanto o atual líder da oposição Audic Mota (PMDB) perde assento na Casa.

A modificação só acontecerá quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) enviar documento oficial à AL-CE notificando sobre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que causou as mudanças. Na última semana, o STF tirou dos tribunais de contas a competência de tornar gestores inelegíveis por causa da reprovação.

A decisão fez com que os votos que o ex-prefeito de Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza, José Rocha Neto, o Rochinha (PTB), recebeu na eleição para deputado em 2014 fossem contabilizados. Ele havia se tornado inelegível e, por causa disso, sua votação fora desconsiderada.

A contabilização dos 10.044 votos agora, porém, muda o coeficiente eleitoral. Com isso, Audic  passa a ser suplente. Teodoro é quem iria assumir o assento, mas, com seu falecimento, o primeiro da lista é Fernando Hugo.

De acordo com o TRE-CE, no entanto, a notificação à Assembleia ainda não foi feita porque ainda não recebeu comunicação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a decisão.

Quem também assume, provavelmente na próxima quarta-feira, 24, data da próxima sessão legislativa, é  Sineval Roque (PDT).

 

 

 

 

 

 

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles