Apesar da tremenda crise nacional, o partido preferido do fortalezense é o PT, segundo a pesquisa O POVO/Datafolha. Ao responder sobre qual partido com o qual mais se identifica, 16% citaram a legenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Partido do presidente em exercício Michel Temer, o PMDB foi citado por 3%, mesmo percentual de menções feitas ao PSDB, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O Psol foi citado por 1% dos entrevistados. Maior partido do Ceará, o PDT foi citado por 1%. Mesmo percentual foi atribuído ao PSB.

Porém, a maioria mesm dos fortalezenses tem outra resposta sobre o partido que preferem. Para 70% dos entrevistados, a resposta é nenhum.

Partido e voto

Entre os eleitores que têm o PT como partido preferido, conforme seria de se esperar, a candidata petista Luizianne Lins é a preferida. Porém, ela não chega nem sequer à metade das intenções de voto, na epsquisa estimulada, dos que preferem a legenda. Dos que afirmam ter o PT como referência partidária, 45% votam em Luizianne. Há ainda 20% que declaram intenção de votar no prefeito Roberto Cláudio (PDT). Preferem o Capitão Wagner (PR) 13% dos identificados com o PT. E 9% deles opta por Heitor Férrer (PSB).

Dos que citaram algum dos outros partidos, 41% optam por Roberto Cláudio e 25% por Capitão Wagner. Nesse segmento, Luizianne e Ronaldo Martins (PRB) têm mesmo percentual: 10%.

Leia também: na pesquisa mais importante, dois em cada três eleitores não têm candidato, mostra Datafolha

A pesquisa foi realizada entre 18 e 19 deste mês. Foram ouvidos 800 eleitores e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se realizados 100 levantamentos com mesma metodologia, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número CE-03508/2016.

Tagged in:

, , ,