Em Fortaleza, Luizianne Lins (PT) disputa contra sete homens pela Prefeitura (Foto: Divulgação)

Em Fortaleza, Luizianne Lins (PT) disputa contra sete homens pela Prefeitura (Foto: Divulgação)

Apesar de mudanças na lei eleitoral terem ampliado candidaturas femininas ao Legislativo, número de mulheres candidatas ao Executivo ainda é reduzido no Ceará. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE), apenas 76 mulheres irão disputar por prefeituras no Estado, representando 15% do total de prefeituráveis.

No número geral de candidaturas para este ano, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, 69,05% dos candidatos serão homens e 30,95% mulheres. A média se deve ao percentual mínimo de 30% por sexo para o cargo de vereador, exigido em lei. Ao executivo, no entanto, participação feminina cai para menos da metade.

Em Fortaleza, Luizianne Lins (PT) é a única mulher que deve disputar pela Prefeitura de Fortaleza. Competem com ela outros sete candidatos homens, três deles – João Alfredo (Psol), Francisco Gonzaga (PSTU), Ronaldo Martins (PRB) – com vices mulheres.

Balanço de candidaturas

Ao todo, serão 430 candidatos homens a prefeito, contra 76 candidatas mulheres para prefeita. Baixio é o município onde a relação de candidatos por sexo mais se aproxima, com 12 candidatos mulheres (48%) e 13 homens (52%). Já em Fortaleza, 338 candidatos são mulheres (30,25%) e 779 homens (69,75%).

O TRE-CE destaca que esses números não são definitivos, porque alguns partidos e coligações ainda deverão se adequar para cumprir o percentual mínimo de 30%. Além disso, poderá haver substituição de candidatos e os juízes eleitorais julgarão os pedidos de registro de candidaturas.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles