TRE recebe mais de 600 denúncias de irregularidades. Foto: Divulgação

TRE recebe mais de 600 denúncias de irregularidades. Foto: Divulgação

Com duas semanas de campanha eleitoral, um balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) contabiliza mais de 600 denúncias da população sobre propagandas irregulares entre candidatos cearenses.

Foram ajuizadas 30 representações perante a Comissão da Propaganda Eleitoral e do Poder de Polícia em Fortaleza. A maioria, 13 (40%), diz respeito à invasão de programa do horário eleitoral destinado a outro candidato. Outras seis representações (20%) são de propaganda irregular na internet e redes sociais.

Mais de 50% total das denúncias (309) são feitas pelo formulário eletrônico no site do TRE. Outras 168 foram através de ligações pelo telefone 148, disponibilizado apenas para a capital. Diretamente nos cartórios eleitorais são mais 126 denúncias em todo o Estado.

O TRE esclarece que, desse total de denúncias, muitas delas são improcedentes, quando verificadas pelos fiscais da Justiça Eleitoral. Em Fortaleza, por exemplo, das 168 ligações do Disque Eleitor (148), apenas 34 ficaram caracterizadas como irregularidades.

Na capital, são 122 denúncias que estão sendo apuradas, vindas do 148, do formulário eletrônico na internet, e de reclamações feitas nos próprios cartórios.

Poder fiscalizador

O eleitor, mais do que escolher e eleger os seus candidatos no próximo dia 2 de outubro, tem o poder fiscalizador de todas as campanhas partidárias. Candidato que comete irregularidades já na campanha, não deve ser considerado boa opção para legislar ou executar projetos com o dinheiro público pelos próximos quatro anos.

Confira aqui o que pode e o que não pode durante a campanha eleitoral. Denuncie.

Tagged in:

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles