Maioria das denúncias foi feita através de formulário do site do TRE-CE (Foto: Divulgação/TRE)

Maioria das denúncias foi feita através de formulário do site do TRE-CE (Foto: Divulgação/TRE)

A Justiça Eleitoral do Ceará já recebeu, em vinte dias de campanha, 819 denúncias de propaganda irregular contra candidatos de todo o Estado. Deste total, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) afirma já ter analisado 168 denúncias, com saldo de 46 representações geradas contra as campanhas eleitorais.

A maioria das denúncias, 19 (40%), diz respeito à invasão de programa do horário eleitoral destinado a outro cargo ou candidato. O TRE-CE destaca que nem todas as denúncias recebidas são consideradas procedentes, passando antes por averiguação de fiscais da propaganda eleitoral.

Ainda segundo a Corte, a maioria das denúncias, 387 (47,25%), foi registrada a partir do formulário eletrônico da Justiça Eleitoral na internet. Já o disque-eleitor, número 148, registrou 271 ligações com questionamentos e reclamações sobre propaganda irregular. Outras 161 denúncias foram anotadas no balcão de cartórios eleitorais.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles