Política

PT de Fortaleza tem pior desempenho no Legislativo em 24 anos

20 4
Partido elegeu apenas Guilherme e Acrísio em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Partido elegeu apenas Guilherme e Acrísio em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Com apenas dois vereadores eleitos neste domingo, o PT teve seu pior resultado proporcional em Fortaleza dos últimos 24 anos. A última vez que o partido havia atingido a mesma marca foi em 1992, quando Artur Bruno e Durval Ferraz foram eleitos para o Legislativo.

O partido, que elegeu quatro vereadores em 2012, teve neste ano queda de sua bancada pela metade – apenas os vereadores Guilherme Sampaio e Acrísio Sena se reelegeram. Entre 1996 e 2008, a sigla manteve média de entre três e quatro representantes no parlamento municipal.

Em pesquisas de opinião, o PT ainda é apontado como o partido com maior número de simpatizantes em Fortaleza. Apesar disso, siglas pouco tradicionais tiveram votação bem mais expressiva na Capital. O PRTB, por exemplo, fez quatro vereadores.

A queda segue tendência registrada pela sigla em todo o País. Reflexo do desgaste do partido com a Operação Lava Jato, o PT perdeu mais da metade de suas prefeituras neste domingo. Partido tinha 630 prefeituras e, no 1º turno deste ano, elegeu apenas 256 prefeitos.

Recomendado para você