Partido elegeu apenas Guilherme e Acrísio em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Partido elegeu apenas Guilherme e Acrísio em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Com apenas dois vereadores eleitos neste domingo, o PT teve seu pior resultado proporcional em Fortaleza dos últimos 24 anos. A última vez que o partido havia atingido a mesma marca foi em 1992, quando Artur Bruno e Durval Ferraz foram eleitos para o Legislativo.

O partido, que elegeu quatro vereadores em 2012, teve neste ano queda de sua bancada pela metade – apenas os vereadores Guilherme Sampaio e Acrísio Sena se reelegeram. Entre 1996 e 2008, a sigla manteve média de entre três e quatro representantes no parlamento municipal.

Em pesquisas de opinião, o PT ainda é apontado como o partido com maior número de simpatizantes em Fortaleza. Apesar disso, siglas pouco tradicionais tiveram votação bem mais expressiva na Capital. O PRTB, por exemplo, fez quatro vereadores.

A queda segue tendência registrada pela sigla em todo o País. Reflexo do desgaste do partido com a Operação Lava Jato, o PT perdeu mais da metade de suas prefeituras neste domingo. Partido tinha 630 prefeituras e, no 1º turno deste ano, elegeu apenas 256 prefeitos.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles