Mirian Sobreira foi secretária especial de Combate às Drogas nos primeiros anos do governo Camilo (Foto: Divulgação/AL)

Mirian Sobreira foi secretária especial de Combate às Drogas nos primeiros anos do governo Camilo (Foto: Divulgação/AL)

Ex-titular da Secretaria Especial de Combate às Drogas, a deputada Mirian Sobreira (PDT) criticou nesta quinta-feira, 15, proposta de Camilo Santana (PT) em extinguir a pasta. Apesar de ainda integrar a base aliada do governador, a deputada fez diversas críticas à medida, que geraria prejuízos no combate ao uso abusivo de entorpecentes no Estado.

“Nós ficamos lá diversos meses e não enxugamos gelo”, disse Mirian, que rebate o argumento de que a extinção da pasta é necessária diante do quadro de crise do Ceará. “O custeio da Secretaria não chega a ser 0,1% do orçamento do Estado. Diante de todo o problema que nós temos com a questão das drogas, é um valor muito pequeno para nos calarmos”, disse.

Ela rebateu ainda críticas de deputados como Ely Aguiar (PSDC), que classificam a pasta como “cabide de empregos” para acomodações políticas na Assembleia. “Não acredito que tenha sido isso, até porque acredito no plano de governo do Camilo. Mas, se tiveram essa intenção, escolheram a mulher errada (…) defendo que ela continue, seja quem for para lá”, disse.

Relação entre Mirian e a base aliada de Camilo está estremecida desde o mês passado, quando o governo se aproximou do deputado Agenor Neto (PMDB) para garantir reeleição de Zezinho Albuquerque (PDT) como presidente da Assembleia. Mirian e Agenor são adversários políticos históricos em Iguatu, base eleitoral de ambos.

Ajuste fiscal

A Secretaria Especial de Combate às Drogas é uma das pastas que deve ser extinta em pacote de ajuste fiscal enviado por Camilo Santana à Assembleia. A proposta, que prevê aumento de alíquota do ICMS e da contribuição previdenciária do Estado, inclui ainda cortes em cargos comissionados e nos salários do governador e da vice Izolda Cela (PDT).

Tagged in:

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles