Eunício Oliveira é o nome de Temer para a presidência do Senado (Foto: Agência Senado)

Eunício Oliveira é o nome de Temer para a presidência do Senado (Foto: Agência Senado)

Agora é oficial: o senador Eunício Oliveira será o nome do PMDB à disputa pela presidência do Senado. O partido oficializou indicação na manhã desta terça-feira, 31, após reunião da bancada. A escolha do cearense foi feita por aclamação, assim como a de Renan Calheiros (AL) para a liderança na Casa.

Os parlamentares continuam reunidos neste momento na residência oficial de Calheiros para que os nomes para a Mesa Diretora e para as presidências das comissões sejam definidos.

A eleição para presidente do Senado acontece nesta quarta-feira, 1°, e as inscrições para vaga são permitidas até o início da sessão, previsto para as 16 horas. Eunício deve disputar o cargo com apenas um concorrente: José Medeiros (PSD-MT).

Medeiros tem uma curta trajetória no Senado. Ele era suplente do então senador Pedro Taques e chegou à Casa depois que o titular venceu a disputa para o governo de Mato Grosso, em 2015. No ano passado, depois que Temer assumiu a Presidência da República, Medeiros se tornou vice-líder do governo na Casa. Entre as comissões que Medeiros participou está a do impeachment de Dilma Rousseff.

Aliado do presidente Michel Temer (PMDB), Eunício é o favorito para o cargo. Partidos como o PT e o PCdoB chegaram a cogitar apoiá-lo para conseguir vagas na Mesa Diretora, mas, por causa de críticas, podem acabar recuando e lançando nome próprio.

Tagged in:

,

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles