Policiais protestam contra PEC da Previdência (Foto: Reprodução / Facebook)

Policiais protestam contra PEC da Previdência (Foto: Reprodução / Facebook)

Policiais protestam nesta quarta-feira, 8, no Aeroporto Internacional de Fortaleza, contra a PEC da Previdência. Se a matéria for aprovada, a categoria perde o reconhecimento de atividade de risco, garantido na Constituição Federal, o que a isenta de ter de prestar serviços por 49 anos, tendo de se aposentar perto dos 70 anos.

A categoria argumenta que é uma “ameaça à sociedade” ter a polícia “cada vez mais envelhecida nas ruas”. A manifestação vai acontecer simultaneamente em todos os estados brasileiros. Em Brasília, no mesmo horário, cinco mil policiais devem se reunir em frente ao Ministério da Justiça. Haverá paralisação das atividades em Alagoas, Pará, Acre e Sergipe.

O dia de protestos é organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB), que congrega 32 unidades representativas de profissionais de segurança pública do País, totalizando cerca de 300 mil membros.

Atividade de risco

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2016, entre 2009 e 2015, 2.543 policiais morreram. Nos Estados Unidos, morreram 41 policiais em serviço no ano de 2015, contra 91 no Brasil.

SERVIÇO:

Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria dos Profissionais de Segurança Pública
Local: Aeroporto de Fortaleza
Hora: 12 horas e 30

 

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles