Deputado propõe plebiscito para mudar nome de Juazeiro do Norte (Foto: Divulgação / AL-CE)

Atualizado em 2 de março às 13 horas

O Decreto Legislativo n° 02/2017 propõe a realização de um plebiscito em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, para decidir sobre a mudança do nome do município para Juazeiro do Padre Cícero. De autoria do deputado estadual Dr. Santana (PT), o Decreto está no expediente da sessão desta quinta-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

De acordo com a justificativa da matéria, “o projeto de mudança do nome do municipio de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero é objeto de discussão há muitos anos, tendo esse debate se iniciado na Câmara de Vereadores daquela cidade através do vereador João Batista de Menezes Barbosa, tendo posteriormente o mesmo assunto sido objeto de discussão nesta Casa Legislativa através dos deputados Giovanni Sampaio, Heitor Ferrer e outros”.

O texto diz ainda que ” o município é frequentemente confundido com Juazeiro da Bahia, sendo que naturalmente para distingui-lo as pessoas o fazem dizendo Juazeiro do Padre Cícero”.

Decreto começou a tramitar na Casa nesta quinta-feira, 2. O projeto segue para análise da Procuradoria da AL. Na sequência, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovado, será encaminhado para votação do Plenário.

Padre Cícero

Sacerdote católico no início do século XX, Padre Cícero é um santo popular de devoção no interior do Ceará, sobretudo em Juazeiro do Norte, onde ele morou e exerceu seu ministério. Teve muita influência política à época, sendo respeitado inclusive pelo “rei do cangaço”, o Lampião.

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles