Camilo encontra-se com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho (Foto: Divulgação / Governo do Estado)

Atualizada às 17h49

Em reunião com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, na manhã desta quarta-feira, 15, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que o compromisso da pasta é de resolver até a primeira semana de abril o problema do atraso na licitação para escolha da empresa que vai retomar as obras da Transposição do Rio São Francisco.

“As duas primeiras empresas (vencedoras da licitação) foram desclassificadas e a terceira está com os prazos abertos para recurso. O prazo que o ministério nos apresentou é de que, na primeira semana de abril, possa estar solucionado esse problema sobre a empresa vencedora. O compromisso é que a empresa que vencer a licitação possa trabalhar em ritmo acelerado para que a água chegue em Jati até o fim de agosto”, disse o governador, em nota oficial divulgada pela sua assessoria de imprensa.

Quem esteve com ele no encontro em Brasília foi o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, e o deputado federal Danilo Forte (PSB). A pauta do encontro com Barbalho era a retomada das obras da transposição do Rio São Francisco – trecho que liga Salgueiro (PE) a Jati (CE) – e a liberação de recursos para intervenções em infraestrutura hídrica na Região Metropolitana de Fortaleza e para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

“É muito importante que esta obra esteja pronta o mais rápido possível para aliviar o sofrimento dos cearenses. Não temos mais tempo a perder”, disse Danilo. Além da Transposição, Camilo tratou sobre parcerias com o Governo Federal para ações emergenciais na Região Metropolitana de Fortaleza, como a perfuração de poços em áreas como Pecém, Cauípe e Taíba, e para o Cinturão das Águas do Ceará.

“Apesar de estar chovendo, a recarga nos reservatórios ainda é baixa no Ceará. Por isso, é muito importante que o povo continue muito atento à economia de água”, destacou Camilo.

Agenda

O governador também participou de reuniões com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, onde pediu o aumento de repasses do teto da Média e Alta Complexidade (MAC) e para o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim.

Em seguida, o governador se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Em discussão, apoio para ações do Ceará voltados às crianças, como o Núcleo de Estimulação Precoce, Centro de Educação Infantil, entre outras.

Também nesta quarta Camilo participou de encontro com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o senador Tasso Jereissati (PSDB) e os deputados federais Leonidas Cristino (PDT) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB). “Tratamos prioritariamente sobre recursos para as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza”, disse Camilo em publicação no Facebook.

De acordo com assessoria de imprensa do governador, será realizada uma nova reunião com o Ministério das Cidades e o BNDES, provavelmente no fim de março, para tratar sobre o destrave de repasses para o metrô.

Com informações do Governo do Estado

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles