Reunião debateu crise hídrica e transposição (Foto: Divulgação)

Reunião debateu crise hídrica e transposição (Foto: Divulgação)

Apesar do reduzido número de deputados estaduais presentes, reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional da Assembleia desta segunda-feira, 20, teve tema dos mais relevantes para o Estado. O encontro, que debateu a crise hídrica e buscava cobrar mais celeridade na transposição do São Francisco, contou com apenas três parlamentares estaduais.

Deputados federais convidados – oito – acabaram tendo presença maior do que os parlamentares eleitos para a Assembleia. Presidente do grupo, Carlos Matos (PSDB) defendeu união entre bancadas cearenses da Assembleia e Câmara para pressionar o governo pela conclusão das obras do Eixo Norte da transposição, que levará aguas do São Francisco até Jati.

Entre as questões propostas, está a suspensão de fornecimento de água para a termelétrica do Pecém. Representante da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Wanderley Guimarães afirmou que, com economia dos cearenses e ações emergenciais tocadas pelo governo, Fortaleza não deve correr risco de abastecimento.

Ele destacou, no entanto, que chuvas registradas neste ano até agora ainda não são significativas para os sistemas de abastecimento do Estado – incluindo reservatórios do Castanhão, Orós e Banabuiú. “Assim, é necessário que toda a população de Fortaleza se conscientize de que é preciso economizar água”, disse.

Presenças registradas

Além dos deputados estaduais Carlos Matos (PSDB), Capitão Wagner (PR) e Mirian Sobreira (PDT), acompanharam o debate os deputados federais André Figueiredo (PDT), Cabo Sabino (PR), Chico Lopes (PCdoB), Gorete Pereira (PR), Paulo Henrique Lustosa (PP), Odorico Monteiro (PP), Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e Zé Airton Cirilo (PT).

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles