Proposta de Célio Studart prevê instalação de "botão de pânico" para combater assaltos (Foto: Divulgação/CMFor)

Proposta de Célio Studart prevê instalação de “botão de pânico” para combater assaltos (Foto: Divulgação/CMFor)

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quinta-feira, 23, projeto de indicação que cria um botão de pânico em transportes coletivos da Capital. Segundo o projeto, os dispositivos seriam instalados em ônibus e vans da capital e poderiam ser ativados em caso da ocorrência de assaltos, atos de violência ou irregularidades no coletivo.

A ação foi proposta pelo vereador Célio Studart (SD). Como se trata de um projeto de indicação, a proposta não possui valor legal, mas sim como espécie de “recomendação” ao prefeito Roberto Cláudio (PDT). Caberá ao prefeito dizer se a medida deve virar lei ou não.

Segundo o vereador, o botão deverá se localizar em área de fácil acesso pelo motorista, mas não visível a terceiros. Além do botão de pânico, os coletivos, sobretudo nas linhas com maiores índices de violência, possuiriam também dispositivo de localização global por satélite (GPS).

“De acordo com dados do Sindiônibus, Fortaleza registra sete assaltos coletivos por dia, o que é um número bastante elevado e que exige políticas públicas efetivas a fim de combater a criminalidade”, diz o vereador.

Célio destaca que esse sistema já existe em cidades como Natal (Rio Grande do Norte), onde teria reduzido até 33% do número de assaltos a coletivos. A aprovação ocorreu de forma consensual na Casa.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles