Segundo Eron Moreira, o brega merece tratamento de gêneros como samba e forró (Foto: Divulgação/CMFor)

Segundo Eron Moreira, o brega merece tratamento de gêneros como samba e forró (Foto: Divulgação/CMFor)

O vereador Eron Moreira (PP) protestou nesta quinta-feira, 6, contra a pouca valorização da música brega em Fortaleza. Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o vereador defendeu projeto de lei que cria o Dia Municipal da Música Brega e criticou “preconceito” contra o gênero.

“Infelizmente, quem é do cenário brega não tem tanto reconhecimento financeiro como outros estilos musicais. Então temos que acabar com esse preconceito com o brega e ajudar nessa cultura”, disse o vereador.

Eron lamentou ainda a existência de uma “cultura do forró” no Ceará, que não deixaria espaço para outros gêneros musicais. “A gente aqui no Ceará tem cultura do forró. Graças a Deus tem aí forrozeiro milionário, rico, mas precisamos trazer para esta Casa mais debates culturais. Quem não gosta de música brega?”, protesta.

O vereador destacou que outros gêneros musicais, como o forró e o samba, já possuem seus dias, então seria “justo” que o brega recebesse o mesmo tratamento. Segundo ele, a ideia é valorizar e ressaltar a importância cultural do gênero.

Música brega

Estilo tradicionalmente brasileiro, o brega ganhou popularidade nos anos 1970 e teve vários de seus principais ícones vindos de estados do Nordeste. Entre os grandes “medalhões” do gênero no País, como o pernambucano Reginaldo Rossi, está também o cearense Falcão.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles