Presidente da Câmara de Fortaleza defende financiamento público de campanha (Foto: Divulgação / CMFor)

Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho (PDT) defendeu o financiamento público de campanha na sessão desta terça-feira, 18. O aliado do prefeito Roberto Cláudio e dos irmãos Ferreira Gomes (todos do PDT) afirmou que os políticos devem viver a ética política e trabalhar de acordo com o que as leis dizem.

“A ética é a lei, a legalidade. Quem comete ilegalidade, comete um ato corrupto. Não importa qual seja o partido. Precisamos dizer ao povo brasileiro que a ética na política é a lei e que ela precisa servir do maior ao menor”, disse.

Defendendo a reforma política, Salmito disse que as novas regras precisam ser claras. “Ou a gente encara de frente ou faz de conta que se faz debate. Ou se faz novas regras, novas leis para 2018, ou vamos repetir os mesmos problemas que tivemos nos anos anteriores. Esse debate tem que ser dito claramente”, afirmou. Para ele, financiamento público significaria mais transparência nas campanhas.

Segundo Salmito, a Operação Lava Jato mostra que o sistema de financiamento das campanhas está “falido”. Com o financiamento público, os problemas seriam minimizados porque “(as verbas de campanha) estarão na lei. Quem fizer caixa dois, será crime”.

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles