Ex-líder do governo Dilma Rousseff no Congresso, o deputado José Guimarães (PT) afirmou que o País “vai parar” na próxima sexta-feira, 28, em protestos e greve geral contra aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência pela Câmara dos Deputados.

Confira entrevista de José Guimarães ao Blog do Eliomar:

“Os principais setores da economia, portuário, de transporte rodoviário e urbano, comércio (…) (todas as informações) são no sentido de que o Brasil vai parar no dia 28”, disse Guimarães ao Blog do Eliomar. Segundo ele, mobilização é “necessária”, pois é o único modo de levar a pressão popular para o plenário da Câmara e impedir a reforma.

“Essa PEC é um desastre, uma desgraça, para o trabalhador rural. Mesmo as tais mudanças que o relator apresentou não significam absolutamente nada (…) mudanças não alteraram a centralidade da PEC, que é diminuir em pelo menos 50% o número de aposentados do País”, disse.

Outro lado

O governo federal argumenta que mudanças são necessárias para “atualizar” quadro social brasileiro após o aumento da expectativa de vida. Segundo o governo Temer, a atual situação da previdência pública é insustentável e precisa ser corrigida para evitar o colapso total do sistema.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles