Deputado Odilon Aguiar (PMB) repercutiu delação premiada que envolve “tatuzões”. Foto: Maximo Moura/AL-CE

Deputados de oposição ao governador Camilo Santana (PT), na Assembleia Legislativa do Ceará, querem visitar as tuneladoras adquiridas ainda na gestão Cid Gomes (PDT) para a obra do metrô de Fortaleza. O equipamento segue sem uso pelo Governo do Estado após cinco anos da compra.

A delação premiada do ex-executivo da Odebrecht, João Pacífico, em que fala sobre a “frustração” dos interesses da empreiteira no Ceará, acabou repercutindo na sessão desta terça-feira, 2.

O deputado estadual Odilon Aguiar (PMB), em pronunciamento, conclamou a oposição para visitar equipamentos e obras polêmicas da gestão Cid Gomes (PDT), como a obra inacabada do Acquario, o Centro de Formação Olímpica (CFO) e os “tatuzões”.

De acordo com o deputado, “o equipamento está virando ferro velho” e a AL precisa se posicionar sobre o assunto. “Esta Casa vai ficar calada? Qual a garantia que nós temos que o Estado do Ceará recebeu todos esses equipamentos? Nós precisamos fazer uma caravana, uma expedição”, defendeu.

Em aparte, e endossando a iniciativa de Odilon, o deputado Danniel Oliveira (PMDB) acredita que o Estado não tenha como utilizar o equipamento por incompatibilidade de recursos técnicos. “Há algumas notícias que foram veiculadas que nem se o Governo do Ceará quisesse utilizar os tatuzões poderia porque o tipo de energia que consome os equipamentos o Ceará não tem. Isso comprova o por que desses equipamentos estarem encostados”, afirma.

O deputado Roberto Mesquita (PP) relembrou que há cinco anos os equipamentos foram comprados com dinheiro de um empréstimo e ainda não estão sendo utilizados. “É um dinheiro que não volta mais. Daqui uns dias a gente vai pagar outro tatuzão só de juros”, criticou.

Governo

Líder do governo na Casa, o deputado Evandro Leitão (PDT) aprovou requerimento na Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano para discutir em audiência pública a aquisição, manutenção e armazenamento das tuneladoras adquiridas para escavar os túneis da linha leste do Metrô na Capital.

O objetivo, de acordo com o pedetista, é convidar técnicos, secretários de pastas e outros responsáveis pelo equipamento. Ainda não há data definida para a audiência.

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles