Ceará divide o 1º lugar ao lado e nove estados (Foto: Divulgação)

O Estado do Ceará tirou nota 10 na 3ª edição da Escala Brasil Transparente, ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação nos estados e municípios, divulgada nesta quinta-feira, 11, pelo  Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. 

A nota colocou o Ceará, ao lado de outros nove estados, em primeiro lugar na escala. A pesquisa foi feita entre os meses de junho a dezembro de 2016.

O secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, lembrou que o Ceará já havia recebido nota máximo no Ranking da Transparência do Ministério Público Federal (MPF) no ano passado. “Esse resultado positivo reflete um trabalho constante que tem sido feito pela CGE, junto a outros órgãos estaduais, e com o apoio do governador Camilo Santana (PT)”, afirmou.

Escala Brasil Transparente

 

De acordo com a pasta, o resultado da pesquisa apontou “significativa melhora” na transparência pública do País. “Os números da Escala mostram que estamos no caminho certo, mas que temos muito a avançar”, avaliou o secretário-executivo do Ministério da Transparência, Wagner Rosário.

Os estados que dividem a primeira posição com o Ceará são: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins. O último lugar ficou com o Amapá, que tirou nota zero.

Na metodologia da pesquisa, o Ministério da Transparência analisou 12 quesitos, divididos em regulamentação da Lei de Acesso à Transparência e a existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). O trabalho revelou que 25 dos 27 estados analisados, incluindo o Distrito Federal, obtiveram nota acima de 8.

 

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles