Evento acontece nesta sexta-feira em Maracanaú (Foto: Divulgação)

A primeira concertação social do projeto Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), acontece nesta sexta-feira, 12, no município de Maracanaú. O evento ocorre das 8 às 18 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) da cidade.

Com o objetivo de promover um debate qualificado sobre  transparência e combate à corrupção, o projeto promove discussões sobre controle externo e social com gestores públicos, sindicatos, associações, cooperativas, imprensa, educadores, parlamentares, estudantes, empresários e profissionais liberais.

A abertura será feita pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e pelo presidente da FDR, João Dummar Neto. Em seguida, serão apresentados resultados da ação de fiscalização feita pela Secretaria de Controle Externo nos municípios circunvizinhos a Maracanaú.

O projeto prevê a realização de cinco eventos no interior – Maracanaú, Sobral (26/05), Quixadá (23/06), Tauá (25/08) e Juazeiro do Norte (22/09), cada um com a participação de 200 pessoas. Em todos os encontros, serão apresentados painéis com os eixos temáticos do projeto. O encerramento acontecerá com um grande seminário, dia 20 de outubro, em Fortaleza, do qual deverão participar 320 pessoas.

Cada participante receberá, também, material impresso com os seguintes temas: a corrupção no Brasil e no mundo; o papel das instituições brasileiras no combate à corrupção; o Poder Legislativo e a fiscalização do dinheiro público; a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; a transparência na gestão pública; e o controle social no Brasil. O conteúdo foi escrito pelos professores Marcelo Lettieri Siqueira, Marcelo Maciel, Leonino Gomes Rocha, Ana Cristina Barros e Roberto Vieira Medeiros.

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles