Todos os cearenses votaram a favor do Temer na CCJ da Câmara

Os três deputados cearenses que integram a titularidade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votaram contra o relatório que pedia a continuidade da denúncia de corrupção passiva da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer (PMDB).

Domingos Neto (PSD), Genecias Noronha (SD) e Danilo Forte (PSB) entenderam que o relatório do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) é frágil e que por isso não haveria razão para dar seguimento à denúncia. Danilo foi o único deputado do Ceará a não revelar o posicionamento antes da votação da matéria na Casa.

Ao contrário de outros parlamentares, os três cearenses não foram substituídos da CCJ, muito embora houvesse movimentos do PSB — que agora integra a oposição — para retirar Danilo da comissão. Mesmo sem revelar o voto, o deputado sempre foi próximo ao presidente Michel Temer e sua posição a favor do governo era previsível.

Plenário

Com a votação do relatório na CCJ, a posição dos cearenses contrários à continuidade da denúncia subiu de 4 para 6. A maioria dos parlamentares do Ceará, no entanto, deverá se posicionar a favor da denúncia do procurador-Geral Rodrigo Janot. Por enquanto, nove deputados votarão a favor, enquanto 6 ainda não respondeu e 1 não foi localizado.

O governo quer votar em plenário ainda nesta sexta-feira, 14. O quórum pode ser um impedimento para a realização da votação. Também há a possibilidade da análise da matéria ser postergada para agosto, depois do recesso parlamentar.

Placar da votação no Ceará

A favor da abertura

André Figueiredo (PDT)
Chico Lopes (PCdoB)
Ariosto Holanda (PDT)
Leônidas Cristino (PDT)
Vitor Valim (PMDB)
José Airton Cirilo (PT)
Luizianne Lins (PT)
José Guimarães (PT)
Odorico Monteiro (PSB)

Contra a abertura

Aníbal Gomes (PMDB)
Gorete Pereira (PR)
Vaidon Oliveira (DEM)
Genecias Noronha (SD)
Danilo Forte (PSB)
Domingos Neto (PSD)

Sem posição definida

Cabo Sabino (PR)
Raimundo Gomes de Matos (PSDB)
Macedo (PP)
Ronaldo Martins (PRB)
Moses Rodrigues (PMDB)
Paulo Henrique Lustosa (PP)

Não houve contato

Adail Carneiro (PP) – Deputado está afastado do mandato por razões médicas

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles