Novo posto do TRE-CE foi inaugurado no Iguatemi (Foto: Divulgação / TRE-CE)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inaugura nesta quinta-feira, 17, novo posto de atendimento no Shopping Iguatemi. Lá, o eleitor poderá fazer recadastramento biométrico, emitir certidões eleitoras, tirar a segunda via do título de eleitor e transferir seu local de votação. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 10 às 19 horas, na loja 55 do piso L1 do shopping.

Este é o sexto posto do TRE a ser instalado nos shopping centers da capital, em regime de comodato, sem custos para a União, e o décimo local de atendimento aos eleitores de Fortaleza.

 

Rezoneamento

Nesta quarta-feira, 16, o Tribunal anunciou que 18 zonas eleitorais do interior do Estado seriam extintas. Em contrapartida, quatro dessas zonas serão remanejadas para Fortaleza. Com a mudança, eleitores de municípios que deixam de ser sede são realocados para zonas de outras cidades.

A medida é resposta às resoluções nº 23.520/2017 e nº 23.512/2017 do TSE, que determinam o rezoneamento em todos os estados brasileiros. A desembargadora Nailde Pinheiro afirma que a projeção inicial do TSE era de extinção de 27 zonas eleitorais. Ela explica que o número, porém, foi reduzido para 14 após estudo do TRE-CE – no cálculo de 18 extintas no interior, sendo quatro realocadas para a Capital – passando de 13 zonas para 17.

(Com informações do repórter Daniel Duarte)

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles