Lula participa de ato na Usina de Quixadá (Foto: Fabio Lima/O POVO)

Ainda no Ceará, o ex-presidente Lula (PT) visita a Usina de Biodiesel de Quixadá nesta manhã, de onde parte para a região do Cariri participar da última agenda da caravana no Estado. Construída por Lula em 2008, a usina foi fechada em novembro do ano passado, no governo de Michel Temer (PMDB), pela Petrobrás, pós estatal decidir sair do setor de biocombustíveis.

Na noite de terça-feira, 29, o petista fez duras críticas a Temer, o acusando de “querer destruir o País” com as privatizações. A visita está sendo acompanhada de ato de servidores, que protestam contra o fechamento da usina e contra as privatizações defendidas pelo presidente.

Lula destacou o potencial “extraordinário” do Brasil de produzir energia limpa. O ex-presidente disse que o governo fechou porque “olha para os pobres e não vê pessoas, vê números” .

O prefeito de Quixadá Ilário Marques (PT), que está acompanhando Lula, destacou importância da Usina para a economia local. “Mais de 30 mil agricultores produziam mamona e vendiam para a Petrobrás para fazer biodiesel. Empregava também 800 catadores de lixo e 300 piscicultores. Empregou 5 mil na construção e durante o pico tinha mais de mil empregados. A Petrobrás, através do governo golpista, fechou porque a matéria-prima vinha de muito longe e não dava lucro”, disse o prefeito.

Agenda

Às 17h30min, Lula estará no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato, onde receberá a Medalha Bárbara de Alencar, o título de doutor honoris causa da Universidade Regional do Cariri (Urca) e títulos de cidadania de vários municípios da região, inclusive do Crato. Depois, participa de ato político, intitulado de “ato em defesa da democracia”.

(Com informações do repórter Carlos Mazza, enviado para Quixadá)

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles