Deputada acusa evento de barrar críticos do Escola sem Partido (Foto: Divulgação)

Deputada acusa evento de barrar críticos do Escola sem Partido (Foto: Divulgação)

A deputada estadual Rachel Marques (PT) criticou nesta quinta-feira, 5, o projeto “Escola sem Partido”, que tramita no Congresso e foi tema de audiência nesta semana na Assembleia. Afirmando que o projeto promove “perseguições políticas”, a deputada acusou a organização do evento de barrar pessoas contrárias à proposta na discussão.

“Uma audiência pública sugere, acima de tudo, a participação do público, o confronto de ideias e de posições diferentes, e, ao impedir que o contraditório esteja presente na discussão, estamos permitindo que só um setor da sociedade e um tipo de pensamento seja representado”, afirmou a deputada.

Organizadora da audiência, Dra. Silvana (PMDB) rejeitou qualquer tipo de arbitrariedade na condução do evento, que teria tido “aproveitamento ótimo”. “Como presidente da Comissão, fiquei muito satisfeita com nosso debate e quero me colocar à disposição para mais audiências sobre o tema. Agradeço a todos que estiveram presentes e creio que nosso aproveitamento foi ótimo”, disse.

No dia do evento, leitores procuraram o Blog Política e afirmaram terem sido barrados no evento. Entre eles, o ex-secretário de Educação de Fortaleza, Idevaldo Bodião. Outros presentes, no entanto, negaram qualquer perseguição e disseram que policiais apenas evitavam a ocupação excessiva das salas de comissão. “Eles chegaram tarde”, disse.

A deputada Augusta Brito (PCdoB), no entanto, também afirmou ter recebido relatos de pessoas contrárias ao projeto barradas na Casa. “Pelo que eu entendo, uma audiência pública é para as pessoas participarem, e quando é vetada essa participação, de quem quer que seja, ela não é mais pública”, disse.

Perseguição política

Para Rachel Marques, o Escola sem Partido põe em risco qualquer prática pedagógica, que poderia ser classificada como “doutrinação”. “Defendo o direito à educação e o direito à liberdade de opinião e expressão por parte dos educadores, em uma educação libertária, com uma pedagogia emancipatória”, disse.

Presente no evento, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) rejeita a tese, afirmando que a proposta não é “mordaça”, mas sim combate à doutrinação de “cartilhas socialistas”. “A esquerda está desesperada, porque os alunos deixarão de ser audiência cativa de discursos ideológicos dos professores”, disse.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles