Domingos Filho rebateu críticas feitas por Heitor aos ministros do STF (Foto: Divulgação)

Domingos Filho rebateu críticas feitas por Heitor aos ministros do STF (Divulgação)

O ex-presidente do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Domingos Filho, rebateu nesta quinta-feira, 26, críticas do deputado Heitor Férrer (PSB) à Corte. Acusando o deputado de ter apoiado extinção da o Tribunal em troca de cargos públicos para parentes, Domingos divulgou à imprensa nota em que chama Férrer de “covarde, mentiroso e dissimulado”.

A nota do ex-conselheiro ocorre em resposta a recente articulação de Férrer junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção da extinção do TCM. Desde a última quarta-feira, 25, o deputado distribui entre os ministros um “memorial” da Corte, onde acusa o órgão e seus conselheiros de ter intensa atuação político-partidária – sobretudo Domingos Filho.

“O ‘Memorial’ retrata o espelho de sua personalidade: mentiroso, covarde e dissimulado”, rebate o ex-conselheiro. Domingos Filho é pai do deputado Domingos Neto, presidente do PSD no Ceará, e marido da ex-prefeita Patrícia Aguiar, presidente do PMB cearense. Ele, no entanto, afirma estar afastado da política desde que assumiu o cargo – o que Heitor nega.

Na nota à imprensa, Domingos ainda acusa Heitor de ter passado a defender extinção do TCM em troca de cargos. “Bastou uma conversinha com o prefeito de Fortaleza e a nomeação do primo Vicente Férrer para a presidência do Instituto de Previdência do Município que sua excelência o escorpião mudou imediatamente de posição e voltou com a carga toda no TCM”.

Outro lado

Em nota, Heitor Férrer já descartou a tese levantada pelo conselheiro. “Vicente Férrer Augusto Gonçalves não tem qualquer relação política comigo. É primo do Roberto Cláudio, irmão do ex vereador Augusto Gonçalves e já vem da gestão passada, quando dirigiu a Ouvidoria e Controladoria do município”, diz o deputado estadual.

O deputado ainda rejeita qualquer interesse político com a aprovação da medida. No documento apresentado aos ministros do STF, Férrer destaca que já defende a extinção do TCM há vários anos e que a Corte vinha promovendo verdadeira “limpeza” de fichas de gestores municipais aliados dos conselheiros.

Ação da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que pede suspensão da medida que extinguiu o TCM será julgada hoje no STF. Desde o início da semana, diversos gestores pró e contra a medida fazem lobby junto aos ministros em Brasília.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles