Ernesto Saboia tem o apoio da base do governo estadual para assumir vaga no TCE. Foto Thiara Nogueira/TCM-CE

Atualizada às 11h16

A sabatina com o conselheiro em disponibilidade do extinto Tribunal de Contas dos Municípios, Ernesto Saboia, foi suspensa e só será retomada na próxima terça-feira, 14. Os debates foram iniciados às 8h30 min desta quinta-feira, 9, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Ceará.

Até ontem, a assessoria de imprensa da CCJR não confirmava data para a pauta. Oficialmente, a Casa justifica a suspensão em razão de questão de ordem apresentada pelo deputado João Jaime (DEM) alegando que a reunião precisaria ser marcada dentro do expediente da Assembleia, no máximo até as 18h.

Por outro lado, nos bastidores se comenta que a nova data da sabatina tenta evitar questionamentos judiciais sobre o trâmite por possíveis “atropelos” na agenda da indicação. A convocação foi feita às 19h da última quarta-feira, 8,  horas depois da leitura do requerimento de indicação na Mesa Diretora.

Por volta das 10hs, o debate foi suspenso em razão do início da sessão no plenário da Casa. Após o debate, será feita votação entre os integrantes da CCJR. Caso o nome seja aprovado, será feita votação no plenário da Assembleia. A oficialização ocorre caso Saboia consiga o apoio da maioria presente na sessão.

Ação judicial

O deputado estadual Heitor Férrer (PSB), que questiona a indicação de Saboia, entrou com mandado de segurança alegando abuso legal e político da matéria, na última terça-feira, 7. O deputado quer a interrupção do trâmite. A resposta para o questionamento, que está nas mãos do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos do Tribunal de Justiça do Ceará, pode ser dada a qualquer momento.

Com informações da repórter Letícia Alves

Tagged in:

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles