Novo conselheiro do TCE, Sabóia exercia a mesma função no extinto TCM (Mariana Parente/ Especial para O POVO)

Novo conselheiro do TCE, Sabóia exercia a mesma função no extinto TCM (Mariana Parente/ Especial para O POVO)

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) empossa na próxima segunda-feira, 11, Ernesto Sabóia como novo conselheiro da Corte. Ex-conselheiro do extinto Tribunal de Contas dos Municípios, ele assume vaga aberta pela aposentadoria de Teodorico Menezes e teve indicação aprovada pela Assembleia no mês passado.

A indicação é questionada na Justiça pelo deputado Heitor Férrer (PSB), que promete recorrer do caso até o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, como Teodorico chegou ao TCE indicado pela Assembleia, seu substituto deveria ser um ex-conselheiro do TCM também indicado pelo Legislativo.

Ernesto Saboia, por outro lado, chegou à Corte extinta por indicação do então governador Tasso Jereissati (PSDB). No final de novembro, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), negou pedido de liminar protocolada por Heitor Férrer contra a posse.

Chancelada pelo governador Camilo Santana (PT), indicação de Sabóia foi aprovada pela Assembleia em votação tranquila, com 33 votos favoráveis e três contrários.

Contra ele, ensaiaram candidaturas o conselheiro do TCM Manoel Veras e o conselheiro substituto do TCE, Itacir Todero. Este último chegou a recolher apoios para entrar na disputa, mas acabou prejudicado após deputados da base retirarem assinaturas.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles