Ciro sorridente ao falar durante debate

Ciro durante debate da Band. (Foto: Nelson Almeida/AFP)

Ciro Gomes (PDT) levou carta na manga para o debate da Band. O trunfo para falar a um segmento específico do eleitorado: prometeu limpar o nome dos brasileiros que estão na lista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Uma proposta inusitada. O endividamento, claro, é grave. A crise americana de 2008 teve esse componente como fator. Mas, o Brasil está longe de ter dos piores patamares nesse quesito. Até pela restrita oferta de crédito.

De todo modo, é curioso ver a questão tratada com status de prioridade em política pública. Será essa mesmo questão tão urgente?

Se vai dar certou ou não eu não sei. O fato é que Ciro mira parcela bem específica do eleitorado. A classe média. Pode ser que tenha encontrado um filão. Pode ser que não.

Na campanha para prefeito de Fortaleza em 2016, Heitor Férrer – que havia acabado de sair do PDT onde está Ciro – achou que tinha encontrado esse nicho ao fazer campanha com base nas críticas aos radares eletrõnicos e à “indústria da multa”. Imaginou que ia cair nas graças da classe média, mas deu com os burros n’água.

About the Author

Érico Firmo

Colunista de Política e editor do O POVO

View All Articles