Haddad é vice na chapa de Lula à Presidência (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Haddad é vice na chapa de Lula à Presidência (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Candidato a vice na chapa de Lula (PT) pela Presidência, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse “ter certeza” de que petistas estarão juntos de Ciro Gomes (PDT) no 2º turno da eleição. Em entrevista ao jornalista Luiz Viana, da Rádio O POVO/CBN, Haddad fez elogios ao candidato do PDT e destacou “amizade de longa data” com Ciro.

“Todo mundo sabe que eu sou amigo do Ciro, de longa data. Eu e o Ciro fomos ministros do Lula, ele da Integração e eu da Educação. E vocês do Ceará sabem o que o Lula fez pela educação daí, como nós levamos universidades, institutos federais, escolas técnicas, para todo o Estado. Foi uma grande revolução que fizemos aí”, disse Haddad.

Leia mais: “Ceará passará longe de quem há anos fala mal de nordestinos”, diz Lula

“Na condição de ex-ministro do Lula e ex-colega do Ciro, nós temos uma amizade antiga, e não vai ser por essa questão, de nós estarmos um defendendo a candidatura do Lula e o outro a candidatura própria, que nós deixaremos de estar juntos no 2º turno. Eu tenho certeza, Ciro é um grande companheiro e tem o meu respeito”, diz.

A fala de Haddad tem tom diferente do adotado pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR). Em falas recentes, a petista rebateu críticas de Ciro ao PT e acusou o candidato de se “vitimizar” e tentar colocar em outros a culpa dos erros de sua estratégia política. “Essa tentativa de vitimização, para um homem velho de caminhada política, fica bem feio, né?”.

Apesar de admitir ser defensor do legado de Lula na disputa deste ano, Haddad destacou ainda que o PT não irá deixar de explorar “cada recurso possível” para permitir candidatura do ex-presidente. “A nossa luta só termina com o Lula subindo a rampa do Palácio do Planalto (…) enquanto ele está encarcerado, suas ideias não estão, elas seguem correndo o País”, diz.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles