(Foto: Alex Gomes/Especial para O POVO)

O candidato do PSDB ao Governo do Estado, General Theophilo, afirmou em entrevista no programa Live Política, do O POVO, que a tomada do poder pelos militares foi um “contragolpe democrático”. Segundo ele, o País, presidido por João Goulart, estava caminhando para sistema econômico comunista, o que foi evitado pelos militares. Evidência disso, segundo o  candidato tucano, foi a condecoração do revolucionário cubano  Che Guevara pelo então presidente Jânio Quadro, em 19 de agosto de 1961.

Ele ponderou, entretanto, que os líderes do período cometeram erros.  Disse que o mais acertado seria o primeiro presidente do regime militar, Humberto de Alencar Castelo Branco, ter repassado o poder para os civis. Ele classificou Castelo Branco como um herói cearense, que levou o País a combater “toda essa estrutura comunista”.

Confira a entrevista:

https://www.facebook.com/OPOVOOnline/videos/1938437636214601/

 

Sobre a última pesquisa Ibope/Verdes Mares, que o coloca com 4% das intenções de voto, ele ironizou com perguntas: “a pesquisa é confiável? o Ibope é de quem? Agora, recentemente, a senadora Kátia Abreu estava disparada para Tocantins, que lugar tirou ela?”. A vice de Ciro Gomes terminou o pleito suplementar – após cassação do mandato do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) e de sua vice, Cláudia Lélis (PV) – para o Governo de Tocantins em quarto lugar.

Sobre segurança pública, Theophilo atribuiu o recrudescimento do tráfico e facções criminosas ao governo de Camilo Santana (PT) que, para ele, é “frouxo”. Para a área, ele diz que deve se tirar o “oxigênio das facções, que é o combustível da droga”.

Prometeu ainda combater o “colarinho branco” do crime organizado, que incluiria, segundo apontou, desembargadores, políticos e, inclusive, militares. “Como eu não tenho comprometimento com ninguém, vou atuar em todos os setores e doa a quem doer”, garantiu. Perguntado  pelo jornalista Ítalo Coriolano sobre o perfil ideal para a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), o tucano falou que, embora não tenha nome em mente, traça um militar com a mesma formação que teve.

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles