Documento foi assinado nesta quarta-feira pelo governador Camilo Santana, Eunício Oliveira e diretoria do BNDES (Foto: Divulgação)

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) autorizou nesta quarta-feira, 22, contratação de financiamento de R$ 1 bilhão para a construção da linha leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor), ligando o Centro ao Papicu. Anúncio da verba foi feito agora há pouco pelo governador Camilo Santana (PT) e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB).

A reunião com o banco, inclusive, foi justificativa alegada pelo governador para faltar ao 1º debate realizado entre candidatos ao Governo do Ceará, realizado na tarde desta quarta pela TV Jangadeiro. Segundo o petista, o novo recurso deverá garantir que as obras do trecho sejam retomadas “em breve”.

“A Linha Sul hoje já funciona, temos também o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) funcionando em operação assistida. E agora vamos fazer essa linha, do Centro ao Papicu, tudo conectado com o VLT e com a Linha Sul (…) é uma obra importante para a mobilidade urbana da Capital”, diz Camilo.

Em julho deste ano, o governo já havia recebido compromisso do Ministério das Cidades pela liberação de R$ 673 milhões para a obra, através do Orçamento Geral da União. Pelo projeto inicial do Metrofor, sete estações estão previstas para o trecho citado pelo governador: Sé (Centro), Luíza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles